Por que, mesmo tratando bem, não devemos ter animais silvestres em casa.

sexta-feira, 27 de março de 2009

Cuidar de animais silvestres em casa pode parecer uma forma de amar a natureza, mas não é. Lugar de bicho é em seu habitat natural, e não nas cidades. Quem realmente gosta dos animais vai querer que eles fiquem onde se sintam mais felizes.

Ser dono de animal silvestre não é uma atividade muito segura. Entre os principais problemas estão o risco de ataques e a transmissão de doenças como a malária, a febre amarela e várias viroses desconhecidas.

O animal pode perder a sua identidade. Pode sofrer de solidão e ter dificuldades para se reproduzir. Também sofre porque fica em espaço físico reduzido, come alimentos inapropriados e pode pegar doenças que nos seres humanos têm pouca gravidade (gripe, herpes etc), mas que podem ser fatais para os animais.

Ter animais silvestres como bichos de estimação é ilegal conforme a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 / 98. Ela proíbe a utilização, perseguição, destruição e caça de animais silvestres e prevê pena de prisão de seis meses a um ano, além de multa para quem a desrespeitar.

0 comentários:

Para cada filhote cão que você compra, um animal é executado na carrocinha, morre em um abrigo ou é atropelado. Bicho não se COMPRA, se ADOTA! Quem AMA não se importa com raça. Adote um VIRA-LATA!

Tratar bem os animais não é apenas, dar comida e levar o seu cão de estimação ao veterinário. Tratar bem os animais é respeitá-los como seres vivos, que amam, choram, se emocionam e se deprimem, sentem felicidade e quase todos os sentimentos que são “designados” aos humanos.

Tratar com respeito os animais é não aprovar e não participar da Farra do Boi, Touradas, Vaquejadas, Rodeios, Abate, manipulação genética e experiências, exploração financeira, confinamento, circos, rinhas de galos e outras brigas, caça, captura, tráfico e etc.